Português, perguntado por karla162, 1 ano atrás

O que acontece no livro metamorfose?

Soluções para a tarefa

Respondido por letciagomes567
19
O autor conta a história surpreendente de Gregor Samsa que era um jovem caixeiro - viajante que vivia com sua familia a qual era composta por seu pai mãe e irmã, ele sustentava a família sozinho. "Quando certa manhã Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, em sua cama metamorfoseada num inseto monstruoso". 
Gregor samsa foi o único a se metamorfosear em um enorme inseto (barata) quanto ao valor de um ser humano em seguida o amor e carinho dispensado a ele por seu familiares também metamorfosseou. De  um jovem querido ele passou a ser execrável e nojento no qual sua família sentia vergonha. A família queria si livrar dele, por isso escondia Gregor Samsa, ele precisava desaparecer, pois não passava de um fardo que ele carregavam e por isso achava que Gregor Samsa devia morrer, pois assim eles teriam paz. Neste livro Kafta faz uma profunda análise do valor sentimental e do interesse visível que os seres humanos demonstram ter 
Respondido por JuniorPedro1420
7
Em poucas páginas, em um estilo ousado e objetivo, Kafka criou uma das mais perturbadoras obras da literatura mundial.


Tudo começa com a inesquecível cena de Gregor Samsa acordando e percebendo que se transformou em um inseto monstruoso. É interessante notar, que o que mais impressiona aqui é a naturalidade com que o autor retrata toda a situação de Gregor, ele o faz de uma maneira tão sucinta e objetiva que parece que estamos vendo uma pessoa sofrer de resfriado ou algo assim.


Não existe em nenhum momento aquela reação que se é esperada de uma pessoa que sofre de uma terrível transformação física, o que se vê aqui é somente a constatação de que Gregor não poderá naquele dia cumprir o ritual diário de sua vida: acordar cedo, pegar o trem e prosseguir com a sua profissão de caixeiro-viajante. Toda a situação é vista como um obstáculo que impossibilita Gregor de seguir sua vida imediata, cotidiana.


Nada na obra de Kafka é escrito sem muita tristeza e desolação, parece que o que ele realmente pretendia ao escrever o livro, era fazer o leitor acordar de um transe profundo no qual este não se da conta de que de uma hora para outra, todos os conceitos e todas as certezas que temos podem ser subvertidos sem qualquer aviso ou prevenção; é como se Kafka nos desse um tapa na cara (como quem diz: acorde para a vida ou as coisas podem mudar e você pode se ver indefeso subitamente).


Esse sentimento de impotência é ressaltado pelo próprio autor em uma carta: Precisamos de livros que nos afetem como um desastre, que nos angustiem profundamente, como a morte de alguém que amamos mais do que a nós mesmos, como ser banido para florestas distantes de todos, como um suicídio. Um livro tem que ser o machado para o mar congelado dentro de nós.


Perguntas interessantes