Filosofia, perguntado por joelsyllva, 1 ano atrás

Explique o dualismo platônico, o papel do demiurgo e o moto da caverna ..!!?

Soluções para a tarefa

Respondido por JanayaneSouza
18
Para Platão existiram duas realidades.
Mundo sensível corresponde à matéria e compõe-se das coisas como as percebemos na vida cotidiana (isto é pelas sensações), as quais surgem e desaparecem continuamente. Assim, as coisas e fatos do mundo sensível são temporárias, mutáveis e corruptíveis. Mundo inteligível corresponde às ideias, que são sempre as mesmas para o intelecto, de tal maneira que nos permitem experimentar a dimensão do eterno, do imutável, do perfeito (o mundo de Parmênides). Todas as ideias derivariam da ideia do bem.
Mito da caverna Através desta metáfora é possível conhecer uma importante teoria platônica: como, através do conhecimento, é possível captar a existência do mundo sensível (conhecido através dos sentidos) e do mundo inteligível (conhecido somente através da razão).  O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz de um fogo que entra por uma abertura da caverna. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações. Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.  
Demiurgo aquele que faz, constrói. ele agiu como um artesão buscou as ideias eternas do nundo inteligível como o modelo e com elas deu forma a matéria indeterminada criando assim o mundo sensível. Isso quer dizer que as ideias e a matéria já existiam antes, compondo, junto com Demiurgo, as três realidades fundamentais da cosmogêneses platônica (Multiplicidade das coisas).
Perguntas interessantes