História, perguntado por hemillysantanap60g9n, 1 ano atrás

Explique o contexto social e econômico do Brasil em 2016 que propiciou o impeachment de Dilma Rousseff

Soluções para a tarefa

Respondido por TeteusFms
46
em meados de 2014, a economia brasileira entrou em uma forte recessão, o PIB se contraiu em 3,8% só em 2015. A população mostrava-se insatisfeita pela crise e pelos escândalos de corrupção, este veio a tona pela operação lava jato. por esse motivo, vários protestos assolaram as ruas brasileiras, pedindo a renuncia da presidente, isso tudo somado à crise política foi o suficiente para depor a presidente Dilma.
Respondido por thaina7887
13

É muito difícil analisar um período histórico quando este é tão recente como em sua pergunta mas diversos fatores contribuíram para o impedimento da presidenta Dilma Roussef.

Seu partido, o PT, já havia perdido o prestígio diante de grande parte da população brasileira e a grande mídia conseguiu manipular a população no sentido de o único problema brasileiro era o PT.

Apesar do partido ter sim problemas no passado envolvendo seu nome em escândalos de corrupção, muito dos problemas enfrentados pela presidenta foram ocasionados por partidos de base apoiadora (que ao final se mostraram traidores).

Atualmente, o próprio presidente do PSBD admitiu que com a derrota de seu candidato (Aécio Neves) o partido se comprometeu a sabotar o governo petista, aprovando pautas bombas pra prejudicar a economia nacional.

Muitos ainda acreditam que a crise provocada pelo PSBD e outros partidos de direita também foi fruto de uma crise imobiliária que ocorreu em 2008 nos EUA e refletiu anos depois em outros países do mundo (inclusive aqui).

Enfim, fatores são muitos mas só no futuro distante poderemos definir com mais clareza.

Perguntas interessantes