explique o avanço da indústria dos Estados Unidos após a Primeira Guerra Mundial
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os Estados Unidos mantiveram inicialmente uma política de neutralidade durante os primeiros anos da Primeira Guerra Mundial, que iniciou-se em 1914. Porém, eventualmente o governo americano optou pela entrada na guerra após ataques de submarinos alemães contra navios mercantes americanos, bem como a descoberta de uma tentativa por parte dos alemães em convencer os mexicanos a declararem guerra contra os Estados Unidos, caso estes entrassem em guerra contra a Alemanha. A maioria dos políticos, comerciantes e industriais apoiavam a causa dos britânicos e dos franceses, desde o início da guerra; porém, uma considerável parte da população americana era contra a guerra, e o a aprovação da entrada dos Estados Unidos na guerra por parte do Congresso em 6 de abril de 1917 esteve longe de ser unânime.
Domesticamente, qualquer coisa de origem alemã, incluindo idioma e cultura, foi ridicularizado e discriminado ao longo da guerra. Alguns americanos de ascendência alemã que discursaram contra a guerra ou que de outra maneira cometiam atos que não agradavam ou revoltavam outros cidadãos americanos estavam sujeitos ao assédio ou à prisão. Números desconhecidos de cidadãos americanos de ascendência alemã anglicanizaram seus nomes e esconderam sua raízes culturais durante este período, para evitar distanciarem-se do corpo principal da sociedade americana.
Nos campos de batalha na França, as divisões militares americanas cumpriram um papel crucial na vitória dos Aliados, quando estas divisões derrotaram a força de contra-ataque final dos alemães de verão, 1918. A vitória sobre a Alemanha foi atingida alguns meses depois, com o Reino Unido, a França e a Itália imponto severas penalizações econômicas aos alemães sob os termos do Tratado de Versalhes. Os Estados Unidos não ratificaram o Tratado de Versalhes; ao invés disso, os americanos assinaram tratados de paz separados com a Alemanha e seus aliados. O Senado americano, enquanto isto, recusou a entrada dos Estados Unidos na recém-criada Liga das Nações, proposta por Wilson.
Apesar dos pedidos de Wilson por termos aceitáveis de rendição, o impacto das penalizações impostas pelos Aliados à Alemanha pelo Tratado de Versalhes foi severo. Graças ao Plano de Dawes, criado e patrocinado pelos americanos, a economia da Alemanha recuperou-se gradualmente durante a década de 1920, e estava indo à caminho de uma estável democracia, A ascensão de partidos nazis, que utilizavam-se primariamente da violência, bem como os efeitos da Grande Depressão após 1929, levariam à eleição de Adolf Hitler na Alemanha em 1933.
Crise na Europa
Com o final da Primeira Guerra Mundial, a Europa estava desmantelada e numa situação crítica em relação a finanças e vivia um período de instabilidade. Isso fez com que os Estados Unidos (que saíram vitoriosos da Grande Guerra) conseguisse aumentar sua indústria principalmente comercial, buscando assim supir e sanar a demanda de suprimentos que a Europa necessitava no momento para se reconstruir depois deste enorme conflito. Praticamente todo o mundo dependia dos Estados Unidos para se reerguer, o que apenas para ressaltar impulsionou também a indústria Norte Americana.
É bom ter conhecimento:
- Os Estados Unidos estavam vivendo um momento de esplendor e de glória depois da Primeira Guerra. O país se tornou um dos mais ricos poucos anos depois do conflito, o que gerou o chamado American way of life, que significa basicamente "O caminho de vida americano". Isso mostrava que os Estados Unidos estava vivendo num momento de tanta fartura, tanta que o American way of life, tinha como pressuposto o estilo de vida americano e que os demais países deveriam seguir.