Explique o atentado na rua Toneleiro
Soluções para a tarefa
O atentado da Rua Tonelero, foi um atentado com motivação política que tinha como objetivo o assasinato do Jornalista Carlos Lacerda, na madrugada do dia 5 de Agosto de 1954. O Atentado ocorreu em frente a residência do jornalista, no número 180, porém não obteve sucesso, entretanto culminou na morte do major Rubens Florentino Vaz.
Esse evento ganhou as manchetes dos jornais que ligaram o atentado ao então presidente Getúlio Vargas, que sofreu com enorme pressão levando-o a cometer suícidio, 19 dias depois do ocorrido.
O que foi o Atentado da Rua Tonelero:
Carlos Lacerda, era um dos opositores do governo Vargas e iniciava sua campanha de deputado federal, tendo recebido uma série de ameaças de morte, por apoiadores de Getúlio Vargas.
Após um comício realizado, o jornalista ao regressar para sua casa no dia 4 de agosto de 1954, sofre um atentado em frente ao pátio do Colégio São José, as investigações ligaram que o crime teria sido mandado por Lutero Vargas, filho de Getúlio Vargas, isso por sua vez causa uma série de protestos contra a o governo.
Leia mais sobre Vargas em: https://brainly.com.br/tarefa/26381983
#SPJ2