Explique detalhadamente a influência dos coeficientes 'a' e 'c' nas funções de segundo grau. Explique também qual é a influência do discriminante delta no gráfico de uma função de segundo grau.
Soluções para a tarefa
Resposta:
HOME MATEMÁTICA FUNÇÕES RELAÇÃO DA PARÁBOLA COM O DELTA DA FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU
RELAÇÃO DA PARÁBOLA COM O DELTA DA FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU
MATEMÁTICA
A relação da parábola com o delta da função do segundo grau estabelece três condições distintas, que são: delta igual, delta maior ou delta menor que zero.
A parábola é o gráfico da função do segundo grau (f(x) = ax2 + bx + c), também chamada de função quadrática. Ela é traçada no plano cartesiano, que possui como coordenadas x (abscissas = eixo x) e y (ordenadas = eixo y).
Para traçarmos o gráfico de uma função quadrática, é preciso descobrir quantas raízes ou zeros reais a função possui em relação ao eixo x. Entenda raízes como a solução da equação do segundo grau que pertence ao conjunto dos números reais. Para sabermos a quantidade de raízes, é preciso calcular o discriminante, que é chamado de delta e é dado pela seguinte fórmula:
A fórmula do discriminante/delta é feita em relação aos coeficientes da função do segundo grau. Sendo assim, a, b e c são os coeficientes da função f(x) = ax2 + bx + c .
Existem três relações da parábola com o delta da função do segundo grau. Essas relações estabelecem as seguintes condições:
Primeira condição: Quando Δ > 0, a função possui duas raízes reais diferentes. A parábola interceptará o eixo x em dois pontos distintos.
Segunda condição: Quando Δ = 0, a função possui uma única raiz real. A parábola tem somente um ponto em comum, que tangencia o eixo x.
Terceira condição: Quando Δ < 0, a função não possui raiz real; logo, a parábola não intercepta o eixo x.
Concavidade da Parábola
O que determina a concavidade da parábola é o coeficiente a da função de segundo grau – f(x) = ax2 + bx + c. A parábola tem a concavidade voltada para cima quando o coeficiente é positivo, ou seja, a > 0. Caso seja negativo (a < 0), a concavidade fica voltada para baixo. Para compreender melhor as condições estabelecidas anteriormente, observe os esboços das parábolas a seguir:
Para Δ > 0:
Para Δ = 0:
Para Δ < 0.
Vamos praticar os conceitos aprendidos, observe os exemplos abaixo:
Exemplo: Encontre o discriminante de cada função do segundo grau e determine a quantidade de raízes, a concavidade da parábola e esboce o gráfico da função em relação ao eixo x.
a) f(x) = 2x2 – 18
b) f(x) = x2 – 4x + 10
c) f(x) = - 2x2 + 20x – 50
Resolução
a) f(x) = x2 – 16
Inicialmente, devemos verificar os coeficientes da função do segundo grau:
a = 2, b = 0, c = - 18
Substitua os valores dos coeficientes na fórmula do discriminante/delta:
Como o delta é igual a 144, ele é maior que zero. Sendo assim, aplica-se a primeira condição, isto é, a parábola interceptará o eixo x em dois pontos distintos, ou seja, a função possui duas raízes reais diferentes. Como o coeficiente é maior do que zero, a concavidade fica para cima. O esboço do gráfico está logo abaixo:
b) f(x) = x2 – 4x + 10
Inicialmente, devemos verificar os coeficientes da função do segundo grau:
a = 1, b = - 4, c = 10
Substitua os valores dos coeficientes na fórmula do discriminante/delta:
O valor do discriminante é - 24 (menor que zero). Com isso, aplicamos a terceira condição, isto é, a parábola não intercepta o eixo x, logo, a função não possui nenhuma raiz real. Como a > 0, a concavidade da parábola fica para cima. Observe o esboço do gráfico:
c) f(x) = - 2x2 + 20x – 50
Inicialmente, devemos verificar os coeficientes da função do segundo grau.
a = - 2, b = 20, c = - 50
Substitua os valores dos coeficientes na fórmula do discriminante/delta:
O valor de delta é 0, logo, aplica-se a segunda condição, isto é, a função possui uma única raiz real, e a parábola tangencia o eixo x. Como a < 0, a concavidade da parábola fica para baixo. Veja o esboço do gráfico:
Por Naysa Oliveira
Graduada em Matemática
O que determina a concavidade da parábola é o coeficiente a da função de segundo grau
ARTIGOS RELACIONADOS
Matemática
Ponto máximo e ponto mínimo de uma função do 2º grau
Matemática
Sinais da função de 2º Grau
Matemática
Passo a passo para construção do gráfico da função do segundo grau
Matemática
Função inversa
Matemática
Gráfico da função de 2º grau
Matemática
Raízes da função de 2º Grau
Matemática
Função do 2º grau e lançamento oblíquo
Versão mobile
SIGA O BRASIL ESCOLA
Copyright © 2020 Rede Omnia - Todos os direitos reservados Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Inciso I do Artigo 29 Lei 9.610/98)
Resposta:
tbm nn sei
Explicação passo-a-passo:
quero a resposra