Explique de forma resumida, como o corpo de um jogador de futebol age durante um chute.
Soluções para a tarefa
O sistema circulatório é responsável por ativar a liberação de aminas, substâncias que aumentam a pressão arterial e aceleram os batimentos cardíacos que, durante a partida, podem variar de 180 a 185 por minuto.
Olhos abertosPrecisão no futebol é algo muito importante. Por isso, o olhar deve estar muito focado para que o chute seja certeiro. Nesse momento, o jogador é capaz de realizar uma visão panorâmica e mirar o gol concentrado no adversário.
Quanto fôlegoO consumo médio de oxigênio de 60ml/kg/min. Isso significa que, por minuto, mililitros de oxigênio são absorvidos por cada quilograma de peso corporal. Afinal de contas, são 90 minutos de correria (12 km é a distância percorrida durante a partida).
Esforço coletivoJoelhos, tronco, pés, quadris, tornozelos e até mesmo os ombros participam do chute. Eles trabalham para “balançar a rede do outro lado”, e os movimentos acontecem de forma sincronizada.
Lesões comunsEles correm o treino ou no jogo e podem gerar tendinite de Aquiles e dores na canela, dada a sobrecarga da tíbia. Já os traumas decorrem em geral de colisões. Contusões, lesões de ligamentos e fraturas em ossos das coxas e pernas são frequentes. Outros danos comuns: estiramento de isquiotibiais (zona posterior da coxa), entorses, bolhas e dores musculares.