Geografia, perguntado por gabi128duarte, 1 ano atrás

Explique D.I.T. e a relaçao do brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por R88
2

Resumidamente, a DIT, que é a divisão internacional do trabalho, consiste no modo como os países do globo se relacionam entre si, e essas relações se dão de acordo com a política econômica de cada um deles. Isso parte desde os períodos coloniais.

Existem três fases da DIT, mas basicamente elas se resumem a períodos históricos e dizem quais tipos de trocas existem/existiam entre as nações do Globo e essas trocas acontecem entre países desenvolvidos e países não desenvolvidos. Genericamente falando, os países desenvolvidos são os países do norte e basicamente seriam os colonizadores, por outro lado, os países não desenvolvidos são os países do sul, que foram os colonizados. E essa relação de colonizador e colonizado acaba se perpetuando ao longo da história e permanecendo até hoje, e é basicamente isso que a DIT explica; como as relações coloniais persistem até hoje.

Resumidamente, as nações não desenvolvidas possuem suas economias baseadas em produtos primários, as chamadas commodities, já os países do norte tem uma economia mais favorável porque é baseada em produtos industrializados, portanto possuem valor agregado, e isso dá vantagem comercial e econômica aos países desenvolvidos. O Brasil, como foi um país colonizado, pertence ao lado desfavorável dessa relação. A economia brasileira é agroexportadora, basicamente tem uma dependência muito grande dos produtos primários. A indústria no Brasil tem potencial muito forte mas ainda é fraca Brasil. É um país de industrialização tardia e ainda hoje não temos condições de brigar de igual para igual com as nações desenvolvidas. O Brasil é um fornecedor de matéria-prima, ou seja, vende produtos a preços mais baixos. Esse produto é transformado lá fora e volta para o país com preços maiores. Então a gente vende a preço baixo e compra preços muito mais altos. É uma relação desvantajosa para os países do sul, portanto, para Brasil.

Perguntas interessantes