Química, perguntado por elianarenan, 11 meses atrás

explique como thomson descobriu a particular negativa que mais tarde foi denominada elétron ​

Soluções para a tarefa

Respondido por adversipsicarjpe87ij
3

Resposta:

O físico inglês J. J. Thomson (1856-1940) usou a ideia observada um feixe de luz que saía do cátodo e ia para o ânodo; por essa razão, denominados raios catódicos. Tal descoberta era proveniente do século XVIII, em que o cientista Benjamin Franklin conseguiu explicaro porquê que dois objetos são atritados, eles ficam eletrizados com cargas de sinais opostos e que passam a se atrair, enquanto que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem. Thomson em 1897, colocou um campo elétrico externo ao tubo de raios catódicos. Ele observou que o feixe era desviado no sentido da placa positiva, sendo, portanto, partículas negativas.

Explicação:

Ele observou também que podia repetir esse experimento com o mesmo resultado, pois mesmo se mudasse os gases que se encontravam dentro do tubo, o valor da carga elétrica sobre a massa seria sempre igual a 1,758805 . 1011 C. kg-1. Isso era significativo, pois mostrava que era uma característica de toda matéria e consequentemente do constituinte da matéria: o átomo. Desse modo, descobriu-se a existência da primeira partícula subatômica: o elétron. Assim, somente depois de mais de 2000 anos é que foi possível explicar o que Tales de Mileto observou: quando dois materiais são atritados, elétrons são transferidos de um para o outro e é por isso que um fica carregado positivamente (falta de elétrons) e o outro negativamente (excesso de elétron).

Você pode pesquisar mais em: Mundo Educação Uol, sobre a descoberta do elétron. Também em Khan Academy sobre a Descoberta do elétron e do núcleo

Perguntas interessantes