Explique como são transmitidas e como evitar as seguintes verminoses: esquistossomose e teníase.
Soluções para a tarefa
A infecção ocorre quando a pele entra em contato com água contaminada na qual vivem certos tipos de caracóis que carregam a esquistossomose. A água fica contaminada pelos ovos da Schistosoma quando pessoas infectadas urinam ou defecam nela. Os ovos eclodem e, se certos tipos de caracóis estiverem presentes na água, o parasita cresce e se desenvolve dentro deles. O parasita deixa o caracol e entra na água, onde pode sobreviver por em torno de 48 horas. Os parasitas Schistosoma podem penetrar na pele de pessoas que estão se banhando ou nadando na água contaminada de lagos, canais ou rios. Dentre de semanas o verme cresce dentro dos vasos sanguíneos da pessoa e produzem ovos. Alguns desses ovos viajam até a bexiga ou intestinos e são passados para a urina ou fezes.
Como prevenir a esquistossomose
* Evite nadar em lagos, canais e rios em regiões onde a esquistossomose ocorre. Nadar no oceano e piscinas com cloro é geralmente considerado seguro.
* Certifique-se que a água que bebe é segura. Caso tenha dúvidas, ferva a água por 1 minuto ou a filtre.
* Em regiões com esquistossomose a água de banho deve ser aquecida por 5 minutos a 65°C. Água mantida em caixas d'água por mais de 48 horas pode ser considerada segura para banho.
* Se houver exposição acidental rápida a água potencialmente contaminada, secar-se vigorosamente com toalha pode ajudar a prevenir que o parasita penetre na pele.
As tênias são adquiridas ingerindo-se alimentos crus ou mal cozidos que contenham a forma não desenvolvida do verme. A maioria das pessoas que têm tênias nunca apresenta sintomas. Entretanto, quando as tênias causam problemas, os sintomas podem incluir náusea, diarréia, dor de estômago, perda de apetite e fraqueza geral. A tênia do peixe pode provocar deficiência de vitamina B12.
As pessoas geralmente não são hospedeiras de formas larvares de tênias, mas uma complicação chamada cisticercose ocorre quando se ingere os ovos da tênia do porco, normalmente, através do contato com alguém que hospeda a forma adulta. A cisticercose pode afetar o cérebro e causar convulsões. Da mesma forma, a equinococose (que provoca um cisto no fígado e/ou pulmão) é causada pela ingestão dos ovos de uma tênia que geralmente vive no intestino dos cachorros. As tênias são facilmente tratadas com medicamentos.
OBS> A Taenia saginata é transmitida pela carne bovina contaminada.
Os humanos são os hospedeiros definitivos desta taenia e o gado, hospedeiro intermediário.
A Taenia solium é transmitida pela carne bovina contaminada.
Os humanos são o hospedeiro definitivo; o porco é o hospedeiro intermediário.
Nenhuma da duas patologias são transmitidas de pessoa para pessoa, ou seja, contagiosa.
beijosss