Explique como ocorre a fermentação alcoólica na produção de vinho cerveja e cachaça
Soluções para a tarefa
Resposta:
Basicamente, a fermentação alcoólica ocorre quando microrganismos, chamados de leveduras, transformam açúcares em etanol (álcool), energia (calor) e gás carbônico, além de produtos secundários.
Elas são encontradas na natureza, mas nem todas são adequadas para a produção desse tipo de bebida. A Saccharomyces cerevisiae é a mais difundida — por ter uma resistência maior ao próprio álcool gerado e ao SO2 (dióxido de enxofre: o principal conservante dos vinhos) — e também sendo utilizada para a produção de cervejas. Na verdade, cada espécie tem uma tolerância diferente a essas substâncias, bem como pode interferir em quais compostos variados poderão surgir, principalmente os aromas.
Resposta:
A Fermentação Alcoólica, também conhecido como fermentação de etanol, é a via anaeróbia realizada por leveduras, em que os açúcares simples são convertidos em etanol e dióxido de carbono.
As leveduras normalmente funcionam sob condições aeróbicas, quer na presença de oxigênio, mas também são capazes de funcionar sob condições anaeróbicas, ou na ausência de oxigênio. Quando não está prontamente disponível de oxigênio, bebidas alcoólicas de fermentação ocorrem no citoplasma de células de levedura.