Explique como o desmatamento da floresta amazônica pode provocar uma diminuição das chuvas em estado estão distantes como São Paulo Minas Gerais e Rio de Janeiro
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando as florestas são derrubadas, evapotranspiração e mais água escorre para os rios, deixando menos umidade para a formação de chuva. Por mais que este ciclo já tenha sido entendido há tempos, o novo estudo tenta quantificar os seus efeitos em uma grande área florestal utilizando novos dados disponíveis da NASA.
Resposta:
Olá,
De acordo com os pesquisadores, a floresta Amazônica emite vapores orgânicos para o ar por meio da evapotranspiração, provocando o condensamento e a formação das chuvas. O ar úmido que também é gerado pode precipitar-se e deslocar-se para outras regiões, incluindo o Centro-Oeste do país, o Sudeste e também o Sul.
É válido mencionar que a taxa de evaporação da água na floresta é maior que em outras áreas, sobretudo aquelas que foram desmatadas. A título de comparação, podemos citar que a evapotranspiração na Amazônia ocorre em um ritmo de 3,6 a 4,2 mm por dia, ao passo em que nas áreas de pastagem essa média passa para 1 ou 2 mm diários em épocas chuvosas.
Portanto, os regimes de chuvas no Brasil dependem muito da Floresta Amazônica, pois é ela que emite a maior parte do ar úmido que se condensa em forma de chuva em outras regiões do país.