Explique como o Brasil perdeu a província Cisplatina?
Soluções para a tarefa
Houve a Guerra da Cisplatina, que ocorreu de 1825 a 1828 entre Brasil e Argentina. No reinado de D. Pedro I surgiu um movimento de libertação da província, já que os habitantes da Cisplatina não aceitavam pertencer ao Brasil devido aos seus costumes e idiomas diferentes. Eles então se organizaram para declarar a independência daquela região.
A Argentina apoiou o movimento, ofereceu vários tipos de ajuda, mas na verdade eles queriam a Cisplatina para eles, queriam anexar em seu território assim que ela se libertasse do Brasil. Dessa forma, a reação brasileira foi declarar guerra à Argentina. Esses conflitos fizeram D. Pedro gastar muito dinheiro público e isso fez com que os brasileiros não apoiassem a guerra.
Com todo esse dinheiro gasto, a economia brasileira sofreu bastante e ficou mais desequilibrada ainda, já que houveram gastos para o reconhecimento da independência do Brasil.
A Inglaterra então atuou como mediadora, já que tinha interesses econômicos naquela região e em 1828 fez a proposta de um acordo entre Brasil e Argentina, onde a Cisplatina não pertenceria à nenhum dos dois, mas sim que teria sua própria independência. Assim nasceu a República Oriental do Uruguai.