História, perguntado por EduardoPacífico, 1 ano atrás

Explique como Lutero iniciou o movimento de ruptura com a Igreja Católica

Soluções para a tarefa

Respondido por jkelton244
3

Inspirado pelo versículo bíblico “O justo se salvará pela fé”, Martinho Lutero iniciou a escrita das famosas 95 teses luteranas que foram de encontro às práticas dos membros do clero. Entre as teses mais importantes, destacou-se, principalmente, a afirmativa da fé cristã como único caminho para salvação eterna e a Bíblia como única fonte para a fé. Essas ideias foram lançadas contra a postura da Igreja que em 1520 excomungou Lutero pelos seus ideais reformistas.

O surgimento de outras religiões foi uma das principais consequências da Reforma Protestante. A Reforma Calvinista na Suíça liderada por João Calvino no século XVI foi um exemplo da influência de Lutero para o surgimento de práticas reformistas contra a Igreja Católica. Posteriormente, destacou-se o Anglicanismo na Inglaterra promovido por Henrique VIII, que rompeu com o catolicismo.

Respondido por Zelanis
19

Olá,


O movimento foi inciado quando Martinho Lutero criou e divulgou as 95 teses, obra que criticava a Igreja e a religião católica, com 95 pontos contrários aos ensinamentos e práticas da Igreja, dando origem a um movimento de ruptura com a Igreja Católica.


Na prática Lutero só estava questionando se a Igreja estava cumprindo a base do Cristianismo e indiretamente era uma denúncia a como o Alto Clero comandava a instituição.


Por causa de suas 95 teses, Lutero foi excomungado e expulso da Igreja por Papa Leão X com apoio do Imperador Alemão, Carlos V. Príncipe Frederico da Saxônia apoiou Lutero, assim sendo criado o Luteranismo, uma nova Religião.


Perguntas interessantes