Explique como e por que, para Platão, cabe à filosofia passar da aparência sensível à essência inteligível das coisas, da opinião à ideia. Ilustre sua resposta com um novo exemplo
Soluções para a tarefa
Para Platão é dever da Filosofia passar da aparência à essência pois é por meio da Filosofia que a racionalidade tem o seu caminho próprio.
Platão separava tudo o que existe em duas grandes categorias: aparência e essência. Tudo o que era percebido pelos sentidos e que era objeto da opinião comum era aparência - coisas como as cores dos objetos e os mitos eram, para ele, objetos deste tipo -, e eram coisas que eram por sua própria natureza falsas.
Já aquilo que a razão percebia quando se detinha sobre algo era a essência: era aquilo que a coisa era em si mesma, o que não variava de um indivíduo para outro e que definia a coisa. Como a Filosofia era o modelo que permitia que isto acontecesse, era ela o caminho para sair do pensamento superficial e ir em direção à compreensão racional do mundo.
Um exemplo - posterior - disto, muito comum, é sobre o tamanho do Sol: os nossos sentidos revelam que ele é pequeno e próximo, enquanto que a razão, que "corrige" os sentidos, nos garante que ele é gigantesco e distante.
Mais sobre Platão em:
https://brainly.com.br/tarefa/7014291