Filosofia, perguntado por sergioluizguerpbkoa7, 1 ano atrás

Explique como e por que a população negra deslocou-se para o Brasil na época colonial e Imperial de quais áreas da África essas pessoas foram trazidas

Soluções para a tarefa

Respondido por 1Júlia6
3
os negros foram trazidos ao Brasil para servir de escravos, pois, os índios estavam sendo catequisados e estavam ficando "preguiçosos" e os donos de fazendas precisavam de pessoas com força para trabalhar nos serviços difíceis .Assim começaram buscas escravos na África, trazidos em navios negreiro, e eram vendidos no Brasil, como um objeto para os Senhores de engenho, o tráfico Atlântico dava lucros aos comerciantes brasileiro , europeus e ao governo de Portugal.
as regiões Centro-Oeste, Oeste e Sudeste da África contribuíram em graus variados de intensidade, dependendo do período considerado e das conexões comerciais mantidas pelos traficantes portugueses, brasileiros e africanos dos dois lados do Atlântico. Assim, os portos do Brasil podiam, por vezes, e em certos períodos, se especializar em determinadas direções do fluxo do comércio de pessoas.

Durante os séculos 16, 17 e a primeira metade do século 18, os chefes políticos e mercadores da África Centro-ocidental, em particular o território presentemente ocupado por Angola, forneceram a maior parte dos escravos utilizados em todas as regiões da América portuguesa. Na época, Portugal dominava a Feitoria de Luanda - hoje capital - e Benguela, ao sul - hoje uma província angolana. Essa região aos poucos se consolidou sob o nome de Angola. Em 1975, o país conquistou sua independência. As etnias dominantes eram os ovimbundos e ambundos. Enquanto durou o tráfico transatlântico, importantes áreas importadoras, como o Rio de Janeiro, Recife e São Paulo continuaram se abastecendo sobretudo de escravos vindos dali e, mais tarde, no fim do século 18 e começo do século 19, da costa leste africana, particularmente a área hoje ocupada por Moçambique. Desde o início do século 15, os portugueses controlavam a área - situada na atual província de Nampula, no norte. As etnias que dominavam  eram os macuas, os nhanjas e os tongas.

Perguntas interessantes