Filosofia, perguntado por lmsamaralopez, 11 meses atrás

Explique como algumas determinadas leis podem afastar-se da ética?

Soluções para a tarefa

Respondido por galdino42
0
Ética e moralidade normalmente são entendidas como sendo distintas e até mesmo independentes da legalidade. Pode acontecer das crenças morais de uma pessoa envolverem a ideia de que o correto é definido como o que está na lei, mas isso é bem pouco comum, ainda mais quando consideramos trabalhos filosóficos. 

Podemos usar o exemplo da escravidão para entender isso. Até certo período histórico do Brasil, a escravidão tinha um fundamento legal, não sendo crime. Podemos pensar que a escravidão sempre foi e sempre será algo moralmente reprovável ou eticamente ruim, mesmo que tenha sido legalizada em algum momento. 

Também podemos dizer que as pessoas antigamente entendiam em geral a escravidão como algo moralmente aceitável mas que deixaram de pensar assim, e, nesse caso, a ética estaria próxima da legalidade. É comum que leis e normas de uma sociedade sejam amparadas por argumentos éticos variados, ficando a ética a serviço da ordem do dia. 

A ética também é justamente o campo do conhecimento em que essas questões são discutidas, havendo sempre um potencial de afastamento com relação às leis do momento, principalmente devido ao fato de que um dos objetivos do ensino de filosofia é produzir conhecimentos e capacidades que formem cidadãos críticos, capazes de contestar o que está dado, independentemente de quais são as leis e os governantes.
Perguntas interessantes