Explique como a viagem de Gil Eanes contribuiu para o avanço das navegações portuguesas:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um dos grandes feitos da exploração foi o contorno do Cabo do Bojador, em 1434. Esse cabo localiza-se no território da atual Saara Ocidental e, no século XV, era um local alvo de muitas lendas e mitos por conta da grande quantidade de embarcações portuguesas que tinham desaparecido nele.
Isso acontecia porque o Cabo Bojador possui uma série de recifes, muitos pontiagudos, e em determinadas partes do cabo a profundidade da água é muito pequena. Esses dois fatores faziam com que as navegações naquele local fossem muito perigosas.
O responsável por contornar esse cabo foi o navegante Gil Eanes.
assim uma nova embarcação foi desenvolvida pelos portugueses: a caravela. Ela facilitou a navegação marítima, sobretudo nas situações em que o vento estava contra a embarcação. Essa embarcação utilizava-se de velas para navegar e mesclava velas quadradas com velas latinas (triangulares). Foi o principal meio de transporte marítimo dos portugueses até o século XVII.
Resposta:
Na época que existia a crença de que, ao sul do dito cabo, haveria terras inabitáveis, repletas de monstros, seres extraordinários, seres venenosos e mares tenebrosos. Quando Gil Eanes cruzou esse cabo, em 1434, ele desconstruiu esse imaginário.
bye.