Química, perguntado por iiAnne, 8 meses atrás

Explique como a reprodução assexuada promove a variabilidade genética?​

Soluções para a tarefa

Respondido por livicarvalho2
0

Resposta:

A reprodução assexuada é uma reprodução em que o individuo se reproduz sozinho, sem misturar seu material genético com outro organismo. Por tal motivo, a reprodução assexuada é considerada uma reprodução agâmica, ou seja, ocorre sem a presença de gametas. Sendo assim, os indivíduos resultantes desse tipo de reprodução são geneticamente clones do indivíduo que iniciou a reprodução. Isso leva a uma baixa variabilidade genética.

Explicação:

Essa variabilidade determina as diferentes características dos indivíduos, ou seja, é responsável por propiciar as variações fenotípicas naquela espécie.

A variabilidade genética é fundamental para a ocorrência da seleção natural, sem ela a evolução não seria possível. A ocorrência de diferentes alelos em uma espécie é resultado, principalmente, de mutações.

A reprodução sexuada é também responsável por promover a variabilidade genética, entretanto, diferentemente da mutação, ela não produz novos alelos. A variabilidade, nesse caso, é resultado da combinação dos diferentes alelos, que se rearranjam de diferentes formas.

Isso acontece devido a três mecanismos: o processo de crossing-over, que ocorre durante a meiose; a segregação independente dos cromossomos na formação dos gametas; e a fecundação, que garante a união de gametas de indivíduos diferentes. Para aprofundar-se sobre o tema deste tópico, leia: Reprodução sexuada.


iiAnne: um resumo disso?
livicarvalho2: os ultimos dois trechos
Perguntas interessantes