Geografia, perguntado por julia398846, 10 meses atrás

Explique com suas palavras como foi a Revolução Verde no mundo.




Soluções para a tarefa

Respondido por samuk202026
2

Resposta:

Revolução Verde é o nome dado ao conjunto de iniciativas tecnológicas que transformou as práticas agrícolas e aumentou drasticamente a produção de alimentos no mundo.

A Revolução Verde teve início na década de 1950 no México. Seu precursor foi o engenheiro agrônomo Norman Borlaug, que desenvolveu técnicas químicas capazes de dar maior resistência às plantações de milho e trigo, além de otimizar os métodos de produção agrícola.

Explicação:

Em 1944, Norman Borlaug mudou-se para o México para trabalhar como geneticista e fitopatologista. Como desafio inicial, combateu a chamada “ferrugem do colmo”, um fungo que afetava as plantações de trigo, matando as plantas e diminuindo severamente a produção.

Fungo Puccinia granimis, conhecido como "Ferrugem do Colmo".

Borlaug conseguiu cruzar geneticamente duas variedades de trigo: uma resistente ao fungo e outra adaptada às condições locais do México. Em apenas três anos, Borlaug selecionou os cruzamentos bem sucedidos, os adotou como modelo e eliminou o fungo, aumentando assim a produtividade.

No entanto, além da resistência a doenças, o novo trigo respondeu de forma muito efetiva a fertilizantes, o que resultou em plantas fartas e de alta estatura, que acabavam quebrando com o peso dos grãos.

Respondido por analsdalenogare
1

Resposta:

A revolução verde surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através de desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização e utilização de maquinário.

A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington. Porém, o processo de modernização agrícola que desencadeou a Revolução Verde ocorreu no final da década de 1940.

Esse programa surgiu com o propósito de aumentar a produção agrícola através do desenvolvimento de pesquisas em sementes, fertilização do solo e utilização de máquinas no campo que aumentassem a produtividade. Isso se daria através do desenvolvimento de sementes adequadas para tipos específicos de solos e climas, adaptação do solo para o plantio e desenvolvimento de máquinas.

As sementes modificadas e desenvolvidas nos laboratórios possuem alta resistência a diferentes tipos de pragas e doenças, seu plantio, aliado à utilização de agrotóxicos, fertilizantes, implementos agrícolas e máquinas, aumenta significativamente a produção agrícola.

Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México.

Utilização de máquina e insumos agrícolas

De fato, houve um aumento considerável na produção de alimentos. No entanto, o problema da fome no mundo não foi solucionado, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.

O processo de modernização no campo alterou a estrutura agrária. Pequenos produtores que não conseguiram se adaptar às novas técnicas de produção, não atingiram produtividade suficiente para se manter na atividade, consequentemente, muitos se endividaram devido a empréstimos bancários solicitados para a mecanização das atividades agrícolas, tendo como única forma de pagamento da dívida a venda da propriedade para outros produtores.

A Revolução Verde proporcionou tecnologias que atingem maior eficiência na produção agrícola, entretanto, vários problemas sociais não foram solucionados, como é o caso da fome mundial, além da expulsão do pequeno produtor de sua propriedade.

Explicação: Espero ter ajudado

Perguntas interessantes