História, perguntado por joanasilvadbx, 11 meses atrás


Explique as seguintes instituições políticas espartanas
a. Diarquia:
, case
b. Gerusia:
c. Apela:
d. Eforo:

Soluções para a tarefa

Respondido por ssolzinho
80
Olá!

a. Diarquia é a maneira de governo da sociedade espartana. Em Esparta, havia dois reis que controlovam a cidade, por isso o nome “diarquia”.

b. A Gerúsia era o conselho de anciões, composta por 28 membros com idade acima de 60 anos e cargo vitalício. Tinham como responsabilidade a política externa e as declarações de guerra.

c. Apela é a assembleia formada por cidadãos espartanos com mais de 30 anos que elegiam os membros da Gerúsia. Esses por sua vez, tinham o papel de rejeitar ou aprovas propostas vindas da Gerúsia.

d. Os Éforos eram os mais importantes governantes em Esparta que tinham como ação cuidar das funções executivas. Os 5 membros eram responsáveis pela administração das funções públicas e fiscalização da vida social e econômica da cidade-Estado.

joanasilvadbx: Obgd
Respondido por anasofiagretzlessa
11

Olá! Segue uma resposta simples e direta para essa pergunta:

a.   Diarquia é o governo de dois reis. No caso de Esparta, um dos reis representava o poder religioso e o outro o militar.

b. Gerúsia: Grupo composto por 28 anciões, mais os dois reis, que aconselhavam nas decisões do governo.

c. Ápela: Assembleia onde todos os cidadãos participavam e tinham direito de voto sobre as decisões. A consulta à Ápela era realizada por meio da aclamação, ou seja, as palmas representavam a satisfação e insatisfação do povo.

d. - Éforos: Grupo de cinco pessoas que possuía o direito de vetar as decisões dos reis.

Perguntas interessantes