explique as principais evidencias que ajudaram na formulação da Teoria da Deriva Continental
Soluções para a tarefa
A Teoria da deriva Continental é a Teoria que afirma que todos os continentes, um dia, já formaram uma única massa de terra, chamada de Pangeia.
Entretanto, com o movimento das Placas Tectônicas, esse supercontinente teria se fragmentado várias vezes e suas terras teriam se separado, formando a atual conjuntura de continentes que possuímos hoje.
O que colabora para a existência dessa Teoria é a suspeita de que as Placas Tectônicas continuariam se movimentando e isso ocasionaria o distanciamento de alguns continentes e a aproximação dos outros.
O primeiro pesquisador que lançou essa hipótese foi Abraham Ortelius, que, em 1596, o continente da América do Sul parecia se encaixar perfeitamente na África.
Logo, ele sugeria que as Américas teriam se separado da África e da Europa.
Porém, apenas após a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) é que foi descoberto cientificamente que as Placas Tectônicas se movimentavam, ocasionando a separação contínua dos continentes, e esse movimento continua até hoje.
Há 130 milhões de anos, estima-se que a Pangeia se fragmentou e deu origem a dois grandes continentes: a Laurásia e a Gondwana.
Espero ter ajudado!
A distribuição de fósseis terrestres idênticos em locais atualmente isolados entre si, como Austrália, Índia, África e América do Sul foi um dos argumentos de Wegener para o lançamento de sua teoria da Deriva Continental.
Explicação: espero que tenha ajudado
EExplicaçãEExplicaçãplicaçExp: