Explique as divergências ideológicas entre o capitalismo e o socialismo
Soluções para a tarefa
O capitalismo é um sistema econômico onde os meios de produção, distribuição, decisões sobre oferta, demanda, preço e investimentos são em grande parte ou totalmente de propriedade privada, com fins lucrativos. Os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas. Predomina o trabalho assalariado. É dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.Alguns definem o capitalismo como um sistema onde todos os meios de
produção são de propriedade privada, outros o definem como um sistema
onde apenas a "maioria" dos meios de produção está em mãos privadas,
enquanto uma terceira abordagem trata de propriedade mista dos meios de
produção, como é o caso da maioria dos países da América Latina.
A propriedade privada no capitalismo implica o direito de controlar a
propriedade, incluindo a determinação de como ela é usada, quem a usa,
seja para vender ou alugar, e o direito à renda gerada pela propriedade.[2] O capitalismo também se refere ao processo de acumulação de capital. Não há consenso sobre a definição exata do capitalismo, nem como o termo deve ser utilizado como categoria analítica.[3]
Há, no entanto, pouca controvérsia que a propriedade privada dos meios
de produção, criação de produtos ou serviços com fins lucrativos num mercado, e preços e salários, são elementos característicos do capitalismo.[4] Há uma variedade de casos históricos em que o termo capitalismo é aplicado, variando no tempo, geografia, política e cultura.
Socialismo refere-se a qualquer uma das várias teorias de organização econômica que advogam a administração e propriedade pública ou coletiva dos meios de produção e distribuição de bens, propondo-se a construir uma sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades e meios para todos os indivíduos, com um método isonômico de compensação.[1] Atualmente, teorias socialistas são partes de posições da esquerda política, relacionadas com as atuações de Estado de bem-estar social.
O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora que criticavam os efeitos da industrialização e da sociedade sobre a propriedade privada. Karl Marx afirmava que a luta de classes era responsável pela nossa realidade social, e que este conflito inevitavelmente resultaria no socialismo através de uma revolução do proletariado, tornando-se uma fase de transição do capitalismo para um novo modelo de sociedade que não é dividido em classes sociais hierárquicas, um modelo essencialmente comunista.