Explique as diferenças entre eikasia, pistis, dianoia e noesis da epistemologia platonica.
Soluções para a tarefa
Na epistemologia (epistéme - o saber verdadeiro) platônica:
Eikasía indica aquelas coisas que são apreendidas numa percepção de segunda mão, isto é, são as imagens de uma coisa sensível, como os reflexos no espelho ou na água, pinturas, esculturas, imagens na memória. Este primeiro nível costuma ser traduzido por imaginação, com o sentido de imagem que é cópia da coisa sensível. A eikasía é uma conjetura feita a partir das imagens ou do reflexo das coisas.
Pístis é a crença ou a doxa, a opinião, isto é, a confiança que depositamos na sensação e na percepção. É um conhecimento necessário para o uso da vida, tendo por objeto as coisas naturais, os seres vivos, os artefatos, etc. É a opinião acreditada sem verificação, conhecimento passivamente aceito por nós pelo testemunho de nossos sentidos, nossos hábitos, costumes nos quais fomos educados. É subjetivo e convencional.
Diánoia é o conhecimento dos objetos matemáticos: aritmética, geometria, estereometria, música ou harmonia, astronomia, tudo o que se refere a estruturas proporcionais. A matemática surge, assim, como um método de conhecimento que nos permite passar da aparência, da imagem, e crença-opinião, a um primeiro contato da inteligência com a essência das coisas. A diánoia é o pensamento que opera hipoteticamente, por raciocínios que concluem de modo correto e verdadeiro a partir de premissas não demonstradas, isto é, de hipóteses. É o conhecimento hipotético-dedutivo.
Nóesis é ação de conceber uma coisa pelo espírito ou pelo intelecto, ato intelectual de conhecimento. Para Platão é o nível mais alto, é o que conhece as essências, a ideia, a forma inteligível, a verdade incondicionada, o princípio.
A nóesis é a intuição ou visão intelectual de uma ideia ou de uma relação entre ideias. A epistéme é o conhecimento adquirido por meio de intuição intelectual ou das várias noésis. O pensamento, contemplando as formas ou ideias, oferece a razão dos próprios conhecimentos.
A passagem de um grau para outro do conhecimento é feita por meio da dialética. A tarefa dela é fazer com que, graças à descoberta das contradições encontradas num grau de conhecimento inferior, se possa passar para o seguinte. Por ser passagem, a dialética é educação da inteligência, uma pedagogia, a paidéia do espírito, que o prepara para contemplar o Ser ou a Verdade.
Assim, são objetos do conhecimento:
eikasía: imagens - sombras e reflexos
pístis/doxa: objetos reais - seres naturais e artefatos
diánoia: objetos matemáticos
noésis/epistéme: ideias
Bons estudos!