explique a violência nos paises da América latina
Soluções para a tarefa
Resposta:
As taxas de homicídio na América Latina podem ser descritas como uma epidemia, nas palavras de Angela Me, diretora de pesquisa e estatísticas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).
O fenômeno é geralmente atribuído a problemas econômicos, mas o crime aumentou durante o "boom" de commodities que a região experimentou na última década, quando as taxas de pobreza caíram.
Fala-se ainda com frequência em falta de investimentos em segurança. No entanto, o montante gasto com segurança em relação ao total de gastos públicos na América Latina é quase o dobro da média do mundo desenvolvido, segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Outro argumento usado para justificar a escalada da violência é a suposta falta de uma "mão pesada" contra o crime. Mas a população carcerária nas Américas (excluindo os Estados Unidos) cresceu 121% desde 2000, segundo o World Prison Report.
Por que então a América Latina é tão violenta, mesmo gastando com segurança e prendendo mais?
Crime organizado, armas e impunidade
Por trás da onda de violência não há apenas um, mas vários fatores, explicam especialistas.
"Na América Latina, o crime organizado e as gangues são mais violentos", diz Me, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Ela acrescenta que esses grupos violentos podem influenciar de 25% a 70% de todos os homicídios na região.