Explique a Tese de Heráclito segundo a qual a guerra é o fundamento de tudo
Soluções para a tarefa
Heráclito olhou para o mundo, buscando compreender a existência e teria afirmado que tudo que existe está em constante e incessante mudança. Tudo que existe, considerando seres vivos ou não, matéria orgânica ou não, mineral ou vegetal, entidades corpóreas ou não, enfim, absolutamente tudo está em perene e incessante transformação, ainda que nossos sentidos não percebam isso em um momento pontual.
Assim, mesmo aquela montanha que todo dia vemos em nosso horizonte, ou a lua, ou o sol, que são seres que nos parecem eternamente os mesmos, possuem sua existência num estado de alteração contínua, ou seja, em movimento.
Vista então, a percepção da existência como um fluxo, dentro do qual o fogo seria o elemento primordial, Heráclito constata que esse devir, esse fluxo que é o real, decorre, pois, da passagem de um contrário a outro, razão pela qual se fala do conflito dos contrários.
Assim, se a existência das coisas depende de um estado de fluxo, que é decorrente da transição de um contrário a outro, chegou a conclusão de que a guerra é necessária para a própria existência, vez que só há existência no devir, que é, nesse sentido, produzido pela guerra, que deve ser entendida não como um conflito bélico, mas como metáfora para simbolizar aquilo que faz com que as coisas sigam de uma dada situação à outra oposta.
Bons estudos!