História, perguntado por esthefanyjoane0945, 6 meses atrás

Explique a Revolução Cubana e o que seu contexto tem a ver com o fim do governo de Jânio Quadros.?​

Soluções para a tarefa

Respondido por jamily3565
2

Resposta:

   O governo de Jânio Quadros durou apenas sete meses, sendo ele, por isso, o presidente da república que ficou menos tempo no poder.

   Apesar da curta duração, seu governo foi marcado por medidas esdrúxulas, como as proibições de rinhas de galo e do biquíni.

  Em um mundo bipolar como o da Guerra Fria, a política externa independente foi o principal destaque desse governo.

Explicação:

Respondido por FioriPedro
1

A Revolução Cubana, que terminou em 1959, foi um processo revolucionário liderado por Fidel Castro e outros partidários para derrubar a ditadura de Fulgêncio Batista.

A Revolução Cubana foi um processo revolucionário ocorrido em Cuba, uma ilha do Caribe, em 1959. O processo foi liderado por um movimento guerrilheiro que operava em uma região remota da ilha chamada Sierra Maestra e era liderado por Fidel Castro e Ernesto "Che" Guevar. Os guerrilheiros cubanos que inicialmente lideraram o movimento revolucionário nacionalista foram os responsáveis ​​pela derrubada da ditadura de Fulgêncio Batista.

O golpe final para o governo de Jânio foi a imposição de uma política externa independente. Jânio Quadros passou a defender uma espécie de "terceira via" para as relações exteriores do Brasil, ou seja, passou a redefinir as relações diplomáticas com os Estados Unidos e retomou os contatos com a União Soviética, suspensos desde 1947.

A condecoração presidencial de Ernesto Che Guevara (uma das famosas figuras da Revolução Cubana) demonstra claramente essa política externa independente. Essa política foi realizada no momento mais tenso da Guerra Fria e, claro, também irritou políticos conservadores no Brasil, como Carlos Lacerda.

Em agosto de 1961, a crise do governo Jânio era muito grave. Carlos Lacerda, que o apoiou na eleição, agora o ataca publicamente. Além disso, Jânio não tem apoio do Congresso. Por causa dessas circunstâncias, ele deu passos radicais: renunciou em 25 de agosto de 1961.

Perguntas interessantes