Explique a relação que Merleau-Ponty faz entre a percepção e o corpo.
Me ajudem....
Soluções para a tarefa
Resposta:
A consciência, de acordo com Merleau-Ponty, diz respeito a percepção fenomenológica, não a uma transcendência, mas a existência por um corpo que se situa concretamente no mundo a partir da primeira expressão disso, qual seja, o “assombro” de se ver não apenas em si, mas pelo outro. Adquirimos consciência por meio da percepção dos fenômenos.
A percepção e a consciência emergem das relações de situações de um sujeito no mundo em seu ser-corporal que se depara com o outro sujeito e entre os quais se produz linguagem. Os corpos que interagem, empregam a linguagem para interagir com outros corpos. Nesse sentido, o corpo não se assemelha a qualquer outro objeto do ambiente, pois é o locus privilegiado onde a subjetividade pode ser revestida de uma situação física e histórica. A percepção ocorre por meio do corpo, que esta no mundo, em contato com outros corpos/consciências.
A lógica de sua filosofia é uma lógica de estruturação em que, ao mesmo tempo, a experimentação, espaço da percepção, atua na constituição da consciência, em como esta consciência interfere no campo de sua investigação acerca do mundo, sendo o corpo a expressão não apenas da materialidade, mas da possibilidade concreta de realização da consciência. O corpo é onde se realiza a consciência por meio da percepção, pela expressão corporal, entende-se que objetividade e subjetividade se tornam campos cambiantes e que, nesse “comercio”, define-se a propiá consciência no transcorrer do tempo.
Explicação:
Espero ter ajudado!!!