Filosofia, perguntado por nevesmarilene92, 11 meses atrás

Explique a relação que existe entre a cafeícultura e a industrialização
brasileira​

Soluções para a tarefa

Respondido por JULIANASCHIMTIZ
21

Resposta:

Acerca da cafeicultura e da industrialização brasileira, está correto o apresentado na letra d.  dificuldade em exportar o café fizeram que os fazendeiros passassem a investir em outras atividades principalmente na atividade industrial .

O café foi elemento essencial para o desenvolvimento urbano nacional, e até mesmo, para formação de vilas, para a atração de estrangeiros e para a economia nacional, levando em consideração o elevado valor comercial que tal produto apresentava.

No decorrer dos anos entretanto, tal atividade de exportação apresentou cada vez maires dificuldades, fazendo com que diferentes áreas recebessem maiores investimentos econômicos.

EXPLICAÇÃO:

A cultura do café constituiu, no período da República Velha, sobretudo na fase conhecida como “república dos oligarcas” (1894-1930), o principal motor da economia brasileira. Esse produto liderava a exportação na época, seguido da borracha, do açúcar e outros insumos. O estado de São Paulo capitaneava a produção de café neste período e também determinava as diretrizes do cenário político da época. Da economia cafeeira, resultam três processos que se complementam: a imigração intensiva de estrangeiros para o Brasil, a urbanização e a industrialização.

 

Desde a segunda metade do século XIX, ainda na época do Segundo Império, a imigração de estrangeiros, sobretudo europeus, foi fomentada pelo governo brasileiro. O motivo de tal fomento era a necessidade de mão de obra livre e qualificada para o trabalho nas lavouras de café. Haja vista que, gradualmente, a mão de obra escrava, que era utilizada até então, tornou-se objeto de densa crítica e pressão por parte de grupos políticos abolicionistas e republicanos. Em 1888, efetivou-se a abolição da escravidão e, no ano seguinte, realizou-se a Proclamação da República, fatos que intensificaram a imigração e também a permanência dos imigrantes nas terras trabalhadas, tornando-se colonos.

Perguntas interessantes