Explique a relação existente entre a independência da Argélia, no norte da África, e a debilidade dos impérios coloniais europeus após o final da Segunda Guerra Mundial. Depois disso, compare a política do governo francês para a Argélia com a adiada para as suas colônias na África ocidental.
Soluções para a tarefa
1) A França, esteve ocupada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e ao fim da guerra estava enfraquecida. Assim, apesar de combater a independência da Argélia, não tinha condições de conter os movimentos de libertação.
2) A França, lutou contra o fascismo e o nazismo na guerra, o que criava uma contradição ao tentar manter a exploração de suas colônias na África. A França tentou impedir a libertação da Argélia através da guerra, pois a região recebeu muitos franceses.
Independência da Argélia
A Guerra da Argélia começou em 1954 e chegou ao fim em 1962. Gerou a morte de cerca de 300 mil argelinos. Ela provocou o êxodo de 900 mil colonos franceses. A FNL (Frente de Libertação Nacional) foi uma das principais atuantes na guerrilha urbana e rural.
Em 1962 foi proclamada a República Democrática e Popular da Argélia. Os descendentes de colonos franceses da Argélia e os argelinos que migram para a França não são aceitos na sociedade até hoje e encontram dificuldades de inserção na sociedade.
O filme argelino "A Batalha de Argel", de 1966, é um filme neorrealista que nos ajuda a compreender o contexto da Guerra de Libertação da Argélia.
Leia mais sobre a Segunda Guerra Mundial: https://brainly.com.br/tarefa/5689397
Leia sobre o Imperialismo na África e Ásia: https://brainly.com.br/tarefa/4726527
#SPJ2