Geografia, perguntado por Rebecaoliveira9632, 10 meses atrás

Explique a relação entre o uso intensivo de fontes ener­géticas tradicionais e a degradação ambiental no con­tinente africano, expressa no texto a seguir."A falta de acesso à energia moderna pode criar um ciclo vicioso de retrocesso ambiental, econômico e social. A produção insustentável de carvão vegetal em resposta à crescente procura urbana provocou uma imensa tensão em áreas circundantes de cidades como Luanda, em Angola, e Adis Abeba, na Etiópia. Em alguns casos, a produção de carvão vegetal e a recolha de madeira contribuíram para a desflorestação. A medida que os recursos diminuem, o esterco e os resíduos são desviados para o uso do petróleo em vez de serem aproveitados para lavrar os campos, diminuindo a produtividade da terra."ONU/PNUD. Relatório de desenvolvimento humano 2007/2008. Combater as alterações climáticas: solidariedade humana num mundo dividido. Nova York: Pnud, 2007. p. 4-5.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaianeguerra
32
O texto revela que, no continente africano, a matriz energética mais utilizada é o carvão vegetal.

A primeira questão a se pensar é que é uma fonte não renovável que pode ficar rapidamente escassa ou em extinção (já que a madeira extraída de árvores natureza pode nunca mais renascer ou demorar centenas de anos para chegar ao tamanho que se encontrava antes da extração). 

Além disso, o uso dessa fonte enérgica causa desflorestamento, uma vez que se retira a cobertura vegetal original do território. 

Esse desflorestamento leva a outros problemas, como impactos na vida da fauna local, pois animais que viviam nesses ambientes desflorestados perdem seu habitat natural. 
Perguntas interessantes