explique a relação entre inflacao e taxa de juros politica contracionista? alguém sabe? por favor ;)
Soluções para a tarefa
Para começar, vamos falar de um assunto que afeta todo indivíduo, seja ele empresário ou não: a inflação. Muita gente sabe suas consequências – oaumento de preços dos produtos – mas não conhece suas raízes e as maneiras que o governo tem de lidar com ela. A estabilidade de preços gera maiores taxas de crescimento ao reduzir incertezas e distorções, alonga os horizontes de decisão e permite o aumento de investimentos e ganhos de produtividade. Portanto, não existe a opção de um maior crescimento econômico com inflação alta. Ou seja: se os preços são previsíveis e estáveis, os agentes econômicos se sentem mais seguros para tomar decisões de consumo ou de investimento. Assim, a manutenção de níveis baixos de inflação é altamente desejável, para que tenhamos um ambiente macroeconômico favorável ao desenvolvimento econômico.
Para evitar a inflação, o governo utiliza algumas medidas, conhecidas como Política Monetária. Ela age diretamente sobre o controle daquantidade de dinheiro em circulação, visando defender o poder de compra da moeda. Tal prática pode ser expansionista ou restritiva. No primeiro caso, a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, com o objetivo de aquecer a demanda e incentivar o crescimento econômico. Já em uma política monetária restritiva, a quantidade de dinheiro em circulação édiminuída, ou mantida estável, com o objetivo de desaquecer a economia e evitar o aumento dos preços.
Para controlar a política monetária e manter a estabilidade dos preços, o governo dispõe de cinco instrumentos básicos. Conheça melhor cada um deles:
Incentivo ou restrição ao crédito
Funciona da seguinte forma: se o governo deseja expandir um segmento do mercado, ele cria incentivos para a concessão de créditos aos empresários desse ramo. Se deseja restringir o consumo de determinado segmento de produtos, cria instrumentos que restrinjam o acesso ao crédito para compra destes, dificultando o consumo.
Taxa de Juros
Na teoria, a taxa de juros tem efeito direto sobre a poupança, influenciando a remuneração do capital, e sobre os investimentos, influenciando o custo do capital. Assim, se o objetivo é uma política monetária restritiva, a elevação da taxa de juros irá diminuir a quantidade de dinheiro em circulação, ao estimular a poupança e elevar os custos dos investimentos.
Ao contrário, para estimular o consumo e os investimentos, as taxas de juros devem ser mais baixas. Em nosso país, os brasileiros sempre se questionam sobre o porquê da taxa de juros não ser menor. Isso tem uma explicação: o endividamento do governo. Se os juros forem abaixados além do possível, as dívidas governamentais irão aumentar e se tornar uma quantia impagável. Por isso, é inviável reduzir muito a taxa de juros no Brasil.
Compra ou venda de títulos públicos
Através da compra e da venda de títulos públicos, o Banco Central afeta diretamente a quantidade de dinheiro em circulação. Ao comprar títulos do público, o Banco Central promove política monetária expansionista, pois entrega dinheiro em troca dos títulos. Ao contrário, para enxugar a liquidez do sistema, o banco central pode vender títulos de sua carteira própria, entregando papéis e recebendo dinheiro, que é tirado de circulação.
Taxa do redesconto
Taxa exigida pelo Banco Central para cobrir os eventuais “buracos” nos caixas dos bancos comerciais. Se a taxa é baixa e o prazo é longo, os bancos podem se expor a riscos maiores, aumentando os empréstimos e, por conseqüência, a quantidade de dinheiro em circulação. Se a taxa é alta e o prazo é curto, os bancos precisam exigir riscos menores, diminuindo os empréstimos e, por conseqüência, a quantidade de dinheiro em circulação.
Depósitos Compulsórios
Parte dos depósitos efetuados pelos clientes não bancários nos bancos comerciais deve ser recolhido ao Banco Central, compulsoriamente.Esse instrumento tem o objetivo de diminuir o poder que os bancos comerciais possuem de multiplicar o dinheiro em circulação através dos empréstimos, possibilitando ao Banco Central manter o controle da quantidade de dinheiro em circulação.
A política monetária deve ser tratada com seriedade e responsabilidade por qualquer governo. Só assim é possível haver um crescimento econômico satisfatório. E crescimento econômico significa mais vendas e melhores negócios para as empresas. Ou seja: a inflação controlada é um ganho não apenas para os consumidores, mas também – e consideravelmente – para os empreendedores.