explique a relação entre fome, pestes e guerras no processo que levou a crise geral do feudalismo nos séculos XIV - XV
Soluções para a tarefa
Resposta:
A fome, peste e guerra foram alguns dos responsáveis pela crise do feudalismo, pois contribuiu para uma queda demográfica e uma crise social.
Explicação:
Fome:
A Europa passou por uma clise climática (inversos severos e nevascas), o que culminou em um declíneo da produção agrícola e aumento no preço dos alimentos, o que resultou em muitas mortes.
Peste:
No século XVI, surgiu a peste negra, que chegou à Europa através das rotas comerciais até o Oriente. Foi agravada pelas péssimas condições higiênicas. Essa doeça causou a morte de cerca de 30% da população europeia.
Guerra:
Durante esse mesmo período, também houve a Guerra dos Cem Anos (que durou 116 anos), envolvendo a França e Inglaterra. Foi motivada pela questão sucessória do trono francês depois da morte de Carlos IV. No final, a França saiu vitoriosa, o que significou que o Estado francês conseguiu se organizar na centralização do poder monárquico, na criação do exército nacional e em novas técnicas de guerra. Logo, o sistema feudal também começa a ser substituído por governos monárquicos.
Resumo: A fome causou um declíneo populacional e um aumento nos preços dos alimentos. A peste foi responsável por dizimar cerca de 30% da população europeia. A Guerra dos Cem anos ajudou na centralização do poder político na mão do rei, enfraquecendo o sistema feudal.