Explique a relação entre Estados e China na geopolítica atual?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para Pequim, a época durante a qual as potências europeias dominaram o mundo não passou de um parêntese antes que a história recuperasse seu curso normal, sinocêntrico. A China se tornou a segunda potência mundial. A geopolítica chinesa, no entanto, entrou numa fase de adaptação a um mundo incerto. O conflito entre os Estados Unidos, um poder estabelecido, e a China, um poder ascendente, estrutura hoje, em grande medida, a geopolítica do mundo. A implantação do poder chinês ocorre em três espaços históricos e geoestratégicos diferentes e interdependentes:
– Extremo Oriente / Pacífico Norte. Uma área privilegiada para as ambições imperialistas dos Estados Unidos no século XIX, contra o Japão. O atual conflito coreano se encaixa neste espaço histórico, em particular com duas importantes diferenças: o desaparecimento das potências europeias e o papel da própria China.
– A marcha para o Oeste. Iniciada por Xi Jinping e materializada nas novas Rotas da Seda, seu horizonte está situado em toda a Euroásia, Oriente Médio e Norte e Nordeste da África. Simbolicamente, o novo imperialismo chinês vai contra os caminhos da expansão inicial, desde o Velho Mundo, dos imperialismos europeus tradicionais.
Explicação:
:)