Explique a relação entre a precipitação e a diminuição dos recursos hídricos na Europa em 2015
Soluções para a tarefa
Explicação:
A água é um recurso natural de vital importância para a vida, de modo que os animais e vegetais precisam dela diretamente para viver. Mais especificamente, a maior porção de cada uma das células de nosso corpo é constituída por água.
A Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), também conhecida como Lei das Águas, foi instituída em janeiro de 1997, pela Lei nº 9.433. O seu objetivo principal é estabelecer diretrizes para o gerenciamento dos recursos hídricos de todo o país, de forma a promover a utilização racional da água para assegurar a disponibilidade para a geração atual e as futuras. Assim, assume que a água é um bem limitado de domínio público, dotado de valor econômico e prioritário para o consumo humano.
Somente a primeira afirmação é falsa, pois a água é um recurso natural.
A política de recursos hídricos abrange os processos de elaboração de políticas que afetam a coleta, a preparação, o uso e o descarte de água para apoiar o uso humano e proteger a qualidade ambiental .
A política da água trata das decisões de provisão, uso, descarte e sustentabilidade. A provisão inclui identificação, acesso, preparação para uso e distribuição. Os usos incluem o consumo humano direto, a agricultura, a indústria e a proteção do ecossistema.
A política deve definir as regras de como a água é alocada para os diferentes usos. O descarte envolve tratamento de águas residuais e gerenciamento de águas pluviais / inundações. A sustentabilidade trata de questões como esgotamento dos aquíferos, gerenciamento de reservatórios e acúmulo de minerais.
Uma segunda dimensão de questões aborda como as políticas são criadas, executadas e alteradas. Como os recursos hídricos geralmente atravessam fronteiras políticas, as políticas hídricas precisam ser negociadas entre várias entidades políticas.
Os formuladores de políticas geralmente adotam um conjunto de melhores práticas de gerenciamento de BMPs para governar o gerenciamento da água. Os BMPs cobrem tudo, desde a construção de barragens até os protocolos de tratamento de águas residuais.
Resposta:
No verão de 2015, houve menos 20% de recursos hídricos renováveis (como água subterrâneas, lagos, rios ou albufeiras) do que os registrados no mesmo período de 2014, devido à diminuição global da precipitação na ordem dos 10%. O fato de haver maior número de pessoas que se mudam para as cidades tem também impacto na procura,especialmente em zonas densamente povoadas.