explique a polarização do mundo entre capitalismo e socialismo
Soluções para a tarefa
Os dois regimes econômicos pelejavam, por um lado, o capitalismo com os Estados Unidos e por outro, a União Soviética e os demais países comunistas. O sistema econômico representado pelo país do Tio Sam visava o lucro. As propriedades privadas são detentoras dos meios de produção e distribuição e trabalham com a lei da oferta e procura.
De acordo com os americanos, o capitalismo simbolizava a liberdade, uma vez que cada indivíduo poderia ser dono do seu próprio negócio, pagar seus funcionários e investir onde bem entendesse. O regime capitalista já tinha tomado suas proporções. Ele culminou no período das manifestações, revoluções como a Revolução Industrial, a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa.
O capitalismo gera desigualdades sociais por causa da má distribuição de renda, o desemprego e outros fatores. Por outro lado, o socialismo visava uma economia voltada para o bem coletivo – diferente do individualismo do sistema econômico não planejado. No socialismo, a economia está em poder do Estado.
A distribuição dos recursos de forma justa, executada pelo governo vigente, bem como a remuneração dada a cada trabalhador, segundo sua produção e qualidade do exercício formam algumas das características do sistema de economia planejada ou planificada. O capitalismo e o socialismo são totalmente opostos em seus ideias.
no período denominado Guerra Fria, o mundo ficou polarizado entre o capitalismo e o socialismo. a guerra fria foi mais um combate ideologico e uma corrida para ver quem era melhor. do lado do capitalismo, estava o grande Estados Unidos e paises da america do sul e da europa. do lado do socialismo estava a Uniao das Republicas Socialistas Sovieticas, que compreendia o que hoje conhecemos como russia e alguns paises do leste europeu, na epoca socialistas que hoje formaram a CEI (comunidade de estados independentes).