explique a origem mítica de Roma
Soluções para a tarefa
Resposta:
Origem de Roma: explicação mitológica
Os romanos explicavam a origem de sua cidade através do mito de Rômulo e Remo. Segundo a mitologia romana, os gêmeos foram jogados no rio Tibre, na Itália. Resgatados por uma loba, que os amamentou, foram criados posteriormente por um casal de pastores. Adultos, retornam a cidade natal de Alba Longa e ganham terras para fundar uma nova cidade que seria Roma.
Origem de Roma: explicação histórica
De acordo com os historiadores, a fundação de Roma resulta da mistura de três povos que foram habitar a região da península itálica: gregos, etruscos e italiotas.
Desenvolveram na região uma economia baseada na agricultura e nas atividades pastoris. A sociedade, nesta época, era formada por patrícios (nobres proprietários de terras) e plebeus (comerciantes, artesãos e pequenos proprietários). O sistema político era a monarquia, já que a cidade era governada por um rei de origem patrícia.
A religião neste período era politeísta, adotando deuses semelhantes aos dos gregos, porém com nomes diferentes. Nas artes destacava-se a pintura de afrescos, murais decorativos e esculturas com influências gregas.
Explicação:
Resposta:
Segundo a mitologia clássica. Roma foi fundada pelos gêmeos Rômulo e Remo, filhos do deus Marte com a jovem Reia. ameaçados de morte pelo rei Amúlio, os irmãos foram escondidos em um cesto e lançados nas águas do Rio Tibre. O cesto foi parar entre dois vales, onde os gêmeos foram amamentados por uma loba e , depois, criados por um casal de pastores. Quando adultos, decidiram afundar uma cidade. Entretanto, uma disputa entre ambos provocou a morte de Remo. Rômulo tornou-se então o primeiro rei da cidade, que, em sua homenagem, recebeu o nome de Roma.
Explicação:
Espero ter ajudado ^-^