explique a organização política dos incas e astecas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Incas: O Estado mantinha um sistema tributário, cuja arrecadação servia também para manter os velhos e os
doentes ou para fornecer alimentos nas épocas de má colheita.
O Estado inca conhecia a quantidade de homens, mulheres e crianças de cada ayllu, conhecia o número de
indivíduos com que podia contar para montar um exército sem afetar a produção, sabia quanta mão-deobra
era necessária para construir uma ponte e onde requisitá-la. Sabia das necessidades de alimento, roupas e armas para sustentar os mitamáes.
O segredo dessa contabilidade eram os quipos, longos cordões que eram amarrados com uma multiplicidade de pequenos cordões, onde se fazia diferentes tipos de nós, como sinais. Os quipucamayucs eram responsáveis por essa contabilidade e caso cometessem qualquer erro ou na confecção ou na leitura, pagavam com a morte.
Astecas: Cada uma das cidades-estados do império possuía o seu próprio rei, mas os astecas detinham o comando militar. Na época da invasão espanhola , os indígenas do imenso império só reconheciam um chefe:
Montezuma, o imperador asteca.
Quando os espanhóis chegaram, o império asteca compunha-se de 38 províncias. [...] A idéia de um “império” asteca, porém, é equívoca, muito embora seja expressão de uso corrente. O imperador era, na realidade, o chefe militar da tribo e, a critério desta, eleito ou deposto.Essa chefia com o correr dos tempos, transformou-se em hereditária e, por força do luxo e respeito de que era cercada, deu aos conquistadores espanhóis a impressão de ser exercida por um rei. De qualquer modo, entretanto, o seu ocupante acabou por se tornar o centro de toda a vida política, administrativa e religiosa do país. O Estado asteca era uma oligarquia militar e aristocrática.
Explicação: