Explique a influência do continente europeu na politica
Soluções para a tarefa
Desde as grandes navegações começamos a viver um processo muito conhecido por todos: a globalização. É claro que o processo se intensificou no último século devido à popularização dos grandes meios de comunicação em massa. Muitas coisas mudaram, inclusive o modo de se fazer e pensar política, além da influência de alguns países em diversas culturas diferentes.
O presente artigo pretende, despretensiosamente, articular alguns pensamentos em torno dos problemas atuais da Europa em relação à sua política, cultura e soberania nacional. Todos estes aspectos estão intimamente ligados ao movimento global de transmissão e difusão de idéias, pensamentos e atitudes.
Desde 1957, quando o Tratado de Roma criou a Comunidade Econômica Européia (CEE), alguns países europeus puderam usufruiu das quatro liberdades fundamentais: a livre circulação de pessoas, capitais, serviços e mercadorias. Em 1992, quando nasceu, de fato, a União Européia já existiam 15 países participantes.
As transformações por que passaram o mundo como um todo, incluindo a queda do muro de Berlim, também afetaram diretamente a Europa. Novas nações aderiram ao Tratado de Maastricht (UE) que hoje conta com 27 países. De alguma forma esta região do mundo teve que se adaptar às diferenças para evitar que velhos ressentimentos gerassem novas guerras.