Esquema da destilação do petróleo
Soluções para a tarefa
Destilação do petróleo
O petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos composta por diversos tipos de moléculas formadas por átomos de hidrogênio e carbono e, em menor parte, de oxigênio, nitrogênio e enxofre, combinados de forma variável, conferindo características diferenciadas aos diversos tipos de óleos crus encontrados na natureza.
Foi formado por transformações químicas sofridas por materiais orgânicos (animais, vegetais) sob alta pressão e temperatura no decorrer de milhares de anos. É uma substância oleosa, inflamável e com a densidade menor do que a água.
O refino de petróleo é um conjunto de processos físicos e químicos com o objetivo da transformação do petróleo em outras substâncias e consiste na vaporização e posterior condensação dos componentes do óleo cru (hidrocarbonetos e impurezas) pela ação de temperatura e pressão;
Esse processo é chamado de Destilação Fracionada e é executado da seguinte maneira:
- entre 20 e 60 graus o resultado é a obtenção de gás natural e éter, por exemplo;
- entre 40 e 200 graus obtém-se a gasolina;
- entre 250 e 350, é obtido o diesel e demais substâncias;
- além de outros derivados que são obtidos como consequência de temperaturas intermediárias a estas.
O resíduo obtido na destilação atmosférica tem alto peso molecular e é usado na destilação a vácuo, em que as pressões são sub-atmosféricas com o objetivo de gerar óleos lubrificantes ou gasóleos que serão utilizados no craqueamento catalítico.