explique a importancia do uso do DNA mitocondrial nas pesquisas filogenéticas
Soluções para a tarefa
Resposta:
As mitocôndrias, encontradas na maioria das células eucarióticas, estão diretamente ligadas ao metabolismo, apoptose e envelhecimento celular. Essas organelas subcelulares possuem seu próprio genoma, tipicamente uma molécula circular nos metazoários, com exceções em algumas classes de Cnidários.
Na maioria das espécies animais, o DNA mitocondrial (DNAmt) possui um tamanho que varia de 16 a 20 kilobases (Kb), e apresenta 37 genes, dos quais 13 codificam proteínas, 2 de subunidades ribossomais (rRNAs) e 22 de tRNAs, além de uma região não codificadora
Explicação:
Esta última, também, conhecida como região controle ou região rica em A+T. Os produtos desses genes, junto com RNAs e proteínas importadas do citoplasma, garantem à mitocôndria sistemas próprios para replicação do seu DNA, transcrição, processamento de RNA mensageiro e tradução de proteínas.
Em algumas espécies, a transcrição dos genes é realizada a partir de uma única fita do DNAmt, enquanto que para outras espécies, os genes encontram-se distribuídos em ambas as fitas da molécula de DNA.
É possível que a transcrição ocorra de forma policistrônica, ou seja, os genes são transcritos em sequência, ocorrendo o processamento após o término da transcrição em RNAs mensageiros específicos. De acordo com esta teoria, os tRNAs sinalizariam a clivagem, pontuando o processamento do RNA policistrônico por meio de suas estruturas secundária