explique a importancia de controle de natalidade para o governo
Soluções para a tarefa
perceptível que o controle de natalidade se trata de um controle da taxa de natalidade exercida pelos governos de diversos países. Isso implica dizer que o que se chama de “planejamento familiar”, na verdade, trata-se de controle de natalidade, pois não envolve a preferência dos casais simplesmente; pelo contrário, no fundo, trata-se de uma política de governo, cujo objetivo é diminuir o crescimento populacional.
Percebe-se que essa ideia de diminuir o número de filhos foi se tornando real, mais que isso, uma obrigação para todos. Em particular, depois da década de 60, a família foi sendo pensada de forma a ter o menor número de filhos possível. Família numerosa saiu do vocabulário dos países que são a favor da diminuição da população mundial.
Vale ressaltar que esse controle de quantidade de filhos, num primeiro momento, foi feito mediante o uso dos métodos contraceptivos, de forma particular os hormonais orais. Isso aconteceu na década de 60, mas percebemos que não é diferente na atualidade.
Pesquisas mostram que, no Brasil, houve uma queda absurda da natalidade. Rodolfo Pena, mestre em geografia, diz: “O Brasil, desde 1974, adota medidas para educar e incentivar a prática do Planejamento Familiar para fins de controle das taxas de natalidade. Estabeleceu-se, por meio da mídia, principalmente, que uma família ideal teria o número máximo de dois filhos por casal. Além disso, acontece, até hoje, a distribuição de pílulas anticoncepcionais e camisinhas, bem como a venda desses produtos a preços acessíveis e sem controle médico”.