História, perguntado por RebecaPeck, 1 ano atrás

explique a importância da ciência islâmica para o desenvolvimento da chamada ciência universal

Soluções para a tarefa

Respondido por Martins96
20
O próprio Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, valoriza a ciência, em particular da medicina que é apresentada como uma arte próxima de Deus. Além disso, o mecenato empreendido por certos ramos da elite, inclusive califas e governadores como os Abássidas, revelou-se fundamental para o desabrochar da ciência. Tanto que em 1004 o califa al-Mamun inaugurou a "Casa da Sabedoria" (Bayt al-Hikmah) em Bagdade, que funcionou como centro de tradução de manuscritos e de reflexão científica. 
Uma outra razão importante da preponderância absoluta do mundo islâmico nas ciências entre, aproximadamente, 750 e 1100, foi seu caráter internacional. A comunidade muçulmana englobava um grande variedade de povos e raças, e a sociedade do islã era muito tolerante com os homens estrangeiros e suas ideias. 
A língua árabe surge como uma língua de cultura e saber comum ao vasto território do mundo islâmico. Vários manuscritos gregos e de outras partes do mundo seriam traduzidos para o árabe. No final do século IX os escritos de Platão e em particular os de Aristóteles já tinham sido assimilados pelo civilização islâmica. Entretanto, a ciência islâmica não segue cegamente a tradição teórica dos gregos. Após construírem suas bases teóricas a partir dos pensadores da civilização berço da filosofia, a ciência árabe amadurece. Então, os velhos mestres são colocados em dúvida: os árabes atribuíram grande importância à observação e a experimentação, em oposição à especulação lógica dos gregos.
Perguntas interessantes