Geografia, perguntado por irani170, 10 meses atrás

Explique a importância da Caatinga e do Cerrado para o Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabriellopezserafim
3

Resposta:

espero ajudar

Explicação:

Além dos aspectos ambientais, o Cerrado tem grande importância social.  Nas três últimas décadas, o Cerrado vem sendo degradado pela expansão da fronteira agrícola brasileira. Além disso, o bioma Cerrado é palco de uma exploração extremamente predatória de seu material lenhoso para produção de carvão.

O Bioma Cerrado é fundamental para a manutenção do equilíbrio hidrológico no país. Apesar do clima semiárido e ambiente com períodos de deficiência hídrica, as águas das chuvas penetram no solo e abastecem aqüíferos e nascentes. O subsolo da região é rico em água e há quem o compare a uma “caixa d’água” para todo continente. Nele há grandes reservatórios subterrâneos, dos quais se destaca parte do Aqüífero Guarani. Mais ainda, o Cerrado fornece água para outras regiões brasileiras, pois nele nascem rios de diferentes bacias hidrográficas do país. A água é um importante e valioso recurso natural do Cerrado e, dentre suas valiosas funções ambientais, destacam-se a manutenção do suprimento e a qualidade de água, serviços de extrema importância econômica e social.

A Caatinga sustenta a economia da região Nordeste por meio de duas vertentes: fornecimento de energia e produtos florestais não madeireiros. No primeiro caso, 30% da matriz energética da região vem da lenha obtida por meio de exploração não sustentável, utilizada por 70% das famílias na preparação de alimentos. Já o recurso florestal não madeireiro é usado em diversas atividades econômicas: do forrageiro para pastagem de gado e produção de mel, passando pela comercialização de frutos nativos e plantas medicinais, até às cerâmicas e indústrias de gesso, que geram divisas para o país.

Dentro deste cenário rico da natureza, cabe essencial papel ao Solo. Por isso, debates estão sendo promovidos em torno da “Governança do uso do solo na Caatinga e Ano Internacional do Solo”, com foco em água, plantas e sociedade. O objetivo é obter subsídios para futuras políticas públicas para a promoção da convivência sustentável com o Semiárido brasileiro. Bioma extremamente frágil, a Caatinga perdeu 40.000 km² que se transformaram em deserto nos últimos 15 anos devido à interferência do homem na região. Vale ressaltar que no Nordeste, a maioria da população rural se dedica ao extrativismo, culturas de subsistência e pecuária.

“A Caatinga existe apenas no Brasil e é um patrimônio muito valioso. Metade da bacia do rio São Francisco está situada na Caatinga, e grande parte das soluções de desenvolvimento regional passa por esse bioma.

Perguntas interessantes