Geografia, perguntado por Yasminale14, 1 ano atrás

Explique a frase "a distribuição da agua no Brasil é bastante desigual "

Soluções para a tarefa

Respondido por xXTiihXx
4

Aprendemos na escola que o nosso planeta é constituído de 1/3 de terra e 2/3 de água. Essa fração hídrica corresponde a aproximadamente 1,37 bilhão de km³, 97% dos quais constituem as águas dos oceanos e dos mares – portanto são águas salgadas –, restando apenas 3% de água doce.

Desse percentual de água doce, que corresponde a cerca de 40 milhões de km³, grande parte está localizada nas calotas polares e nos glaciares, onde não existe tecnologia disponível para a captação e o transporte dessa água para uso das populações. O que resta são cerca de 100 mil km³, ou aproximadamente 0,3% do total de água doce disponível, para serem utilizados pelos habitantes do planeta, hoje estimados em mais de 6 bilhões de pessoas (70% desse volume são destinados à irrigação, 20% à indústria e somente 10% ao consumo humano). Há muita água, mas desigualmente distribuída: 60% se encontram em apenas 9 países, enquanto 80 outros enfrentam escassez. Pouco menos de um bilhão de pessoas consomem 86% da água existente no planeta, enquanto para 1,4 bilhão é insuficiente e para dois bilhões não é tratada, o que gera 85% de doenças veiculadas pela água.

O Brasil é considerado um país riquíssimo em termos hidrológicos, pois detém cerca de 12% da água doce que escorre superficialmente no mundo. O problema é que esse volume é desigualmente distribuído: 70% estão na Amazônia, região com menos de 7% da população nacional (existe muita água em local com poucos habitantes), 15% no Centro-Oeste, 6% no Sul e no Sudeste e apenas 3% no Nordeste, sendo 2/3 destes localizados na bacia do rio São Francisco. Além dessas desigualdades, não sabemos usar a água, pois 46% dela é desperdiçada nos vazamentos das tubulações ao longo das redes de distribuição, o que daria para abastecer toda a França, a Bélgica, a Suíça e o Norte da Itália. É urgente, portanto, um novo padrão cultural para utilização dos nossos recursos hídricos.

Perguntas interessantes