Geografia, perguntado por BeatrizdeBarros, 1 ano atrás

Explique a expansão socialista na europa

Soluções para a tarefa

Respondido por Danilo1922
0
Expansão do socialismo pelo Leste Europeu - Após a guerra, a União Soviética ficou com as suas estruturas económicas seriamente afetadas, o que exigiu um enorme esforço de reconstrução. No entanto, a guerra permitiu-lhe afirmar o seu prestígio internacional e alargar a influência do socialismo na Europa. 
A manutenção de tropas soviéticas nos países do leste europeu, facilitou a ascensão dos partidos comunistas locais que, em poucos anos, entre 1946 e 1949, foram assumindo o controlo do poder. Também na Jugoslávia e na Albânia, onde os partidos comunistas tinham conseguido derrotar os exércitos de Hitler, se instauraram, logo em 1945, regimes socialistas. 

Fim do socialismo no leste europeu - A crise soviética provocou grande crise no socialismo do leste europeu, o que acabou causando a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria. A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. 

A fragmentação da URSS começou em Setembro de 1991 com a independência das Repúblicas Bálticas (Lituânia, Letônia e Estônia). Após este acontecimento a URSS passou a ser formada por 12 repúblicas. Em 08 de Dezembro de 1991, foi assinado o Acordo de Minsk por Rússia, Ucrânia e Bielorússia (Bielorus) formado a CEI (Comunidade dos Estados Independentes). Em 14 de Dezembro de 1991 teve a adesão de 8 países. 

A CEI não funciona como país, pois é formada por países - membros, que têm leis e nacionalidade próprias.
Perguntas interessantes