explique a escravidão do negro africano no Brasil colonial
Soluções para a tarefa
Resposta:
A escravidão no Brasil surgiu a partir do início do século XVI, os negros africanos eram trazidos de suas colônias para serem utilizados principalmente na agricultura e na mineração. Desempenhavam também vários tipos de serviços domésticos e/ou urbanos. Nas cidades haviam também os chamados “escravos de ganho”, utilizados em trabalhos do ramo comercial ou de serviços. Normalmente, eles vendiam produtos manufaturados ou auxiliavam na administração de pequenos comércios. As condições de escravidão no Brasil eram das piores possíveis e a vida útil do escravo adulto não passava de 10 anos. Primeiro, eles enfrentavam o transporte da África para o Brasil nos porões dos navios negreiros, onde muitos morriam antes de chegar ao Brasil. Após serem vendidos como qualquer mercadoria, passavam a trabalhar de sol a sol, recebendo uma alimentação de péssima qualidade, vestindo trapos e habitando as senzalas, locais escuros, úmidos e com pouca higiene, adaptado apenas para evitar fugas. Errar não era permitido e poderia ser punível com castigos dolorosos. Eram proibidos de professar sua fé ou de realizar suas festas e rituais, tendo que fazer isso às escondidas. Quando fugiam, os capitães do mato perseguiam os negros, os quais só escapavam de fato quando conseguiam comprar sua liberdade após adquirirem a carta de alforria. Muitos grupos de escravos fugiam e formavam comunidades fortificadas e escondidas chamadas "quilombos". Ali, eles podiam praticar sua cultura e exercer seus rituais religiosos. O mais significativo dos quilombos foi o "Quilombo dos Palmares". No Brasil, o tráfico foi oficialmente abolido em 1850, com a Lei Eusébio de Queirós. Mais adiante, em 1871, a Lei do Ventre Livre garantiu a liberdade aos filhos de escravos; e, em 1879, teve início a campanha abolicionista liderada por intelectuais e políticos. Mais adiante, a Lei dos Sexagenários (1885) garantia a liberdade aos escravos maiores de 60 anos. E por fim, a abolição da escravidão no país foi concedida pela Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, dia 13 de maio de 1888.
Resposta:
A escravização africana no Brasil passou a sofrer incentivos da Coroa após 1570 e, assim, segundo o historiador Thomas E. Skidmore, a partir de 1580, chegavam ao nordeste brasileiro pelo menos dois mil escravos africanos por ano2. Os escravos eram trazidos ao Brasil em embarcações conhecidas como navios negreiros e em condições extremamente precárias. Era comum que metade dos cativos trazidos morresse durante a viagem em razão dessas más condições.
Esses escravos originavam-se de diversas regiões da África, mas os historiadores sugerem que, em grande parte, eles pertenciam ao grupo étnico dos sudaneses e dos bantos.