Explique a diferença em água dura e água pesada?
Soluções para a tarefa
- A “dureza” na água para consumo humano está associada à presença de cátions metálicos, especificamente os íons cálcio (Ca2+) e magnésio (Mg2+).
Simplificando, uma água é considerada “dura” quando contém na sua composição valores significativos destes sais e “mole” quando os contém em pequenas quantidades. Assim, as águas provenientes de zonas calcárias são mais duras do que as águas provenientes de zonas graníticas.
Sob o ponto de vista sanitário, as águas duras não apresentam inconvenientes. A presença de sais de cálcio e magnésio na água não representa risco para a saúde, pelo contrário, o cálcio e o magnésio são mesmo recomendados para o crescimento e são elementos saudáveis para os dentes e ossos e podem, inclusivamente, proteger o ser humano de algumas doenças.
Entretanto, a dureza da água se torna importante quando relacionamos a industria, já que esses saias podem se acumular dentro das tubulações e causar um imenso prejuízo.
Como acréscimo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dose diária de cálcio recomendada para os adultos, deve ser de cerca de 1000 mg, fornecido pela alimentação de produtos lácteos, hortícolas e cereais.
~ESPERO TER AJUDADO~♡