Explique a DIALÉTICA PLATÔNICA e a ANALÍTICA ARISTOTÉLICA
Soluções para a tarefa
Explicação:
dialética-Platão define a dialética como a arte de pensar, questionar e hierarquizar ideias. O termo dialética é utilizado por Platão na referência a qualquer método que possa ser recomendado como veículo da filosofia. Para Platão, a dialética é um instrumento que permite o alcance a verdade.
analítica-O exemplo clássico que resume o funcionamento da dedução na lógica aristotélica diz o seguinte: "Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal". Os filósofos costumam dividir essa lógica em dois princípios básicos: o silogismo e a não-contradição.
espero ter ajudado abraços!!
Ola boa noite tudo bem? Vamos lá
DIALÉTICA PLATÔNICA:
Platão contribuiu para a ciência e a filosofia sendo um dos grandes pensadores clássicos a existirem.
Sua dialética consistia na busca pelo conhecimento a partir do questionamento e diálogo como uma forma de buscar a razão das coisas.
A ética;
A política;
O conhecimento e o questionamento como uma forma de buscar a razão das coisas.
Ele fundou a primeira academia de ensino do período, além de ter uma grande importância em temáticas que são debatidas ao longo do tempo, inclusive no período contemporâneo e na pós modernidade.
O desenvolvimento da Pólis segundo Platão surgia da hierarquização das funções e da vida cotidiana dos indivíduos em sociedade, o que impulsionou as características do pensamento questionador, ou seja, da crítica filosófica.
ANALÍTICA ARISTOTÉLICA:
Trata-se de uma teoria clássica para explicar como é formulado o raciocínio humano. Desenvolvida pelo grego Aristóteles (384-322 a.C.), um dos pensadores mais influentes em toda a história da filosofia ocidental, essa teoria prevê basicamente que é possível chegar a certas conclusões a partir de noções preliminares sobre um assunto específico. O exemplo clássico que resume o funcionamento da dedução na lógica aristotélica diz o seguinte: "Todos os homens são mortais. Sócrates é homem. Logo, Sócrates é mortal". Os filósofos costumam dividir essa lógica em dois princípios básicos: o silogismo e a não-contradição.
O primeiro é o processo de argumentação exemplificado acima: a partir de duas verdades chega-se a uma terceira, a conclusão. Já a não-contradição, como o próprio nome diz, busca a especificidade de cada coisa: é impossível que ela seja e não seja ao mesmo tempo. "A lógica aristotélica baseia-se no pressuposto de que a razão humana é capaz de deduzir conclusões a partir de afirmações ou negações anteriores. Se as premissas forem verdadeiras, as conclusões também serão", diz o filósofo Carlos Matheus, da PUC-SP.
Espero ter ajudado e bons estudos!!