explique a definição de Max Weber sobre "Estado", legitimidade", e monopólio do uso da força", cite exemplos ?
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a ação social para Max Weber, pode ser dividida em quatro ações fundamentais:
ação social racional com relações a fim, ação social racional com relações a valores, ação social, ação social afetiva e ação social tradicional.
Na visão de Max Weber, a função do sociólogo e compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitivas, nas quais não se confere o sentido para o agir, não são ditas ações sociais ações sociais. Mas o objeto da sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la e preciso construir tipos ideais, que não existem de fato: mas que norteiam a referida análise.Os tipos ideais servem como modelo e a partir delas a citada infinitamente pode ser resumida em quatro ações fundamentais,a saber
1) ação social racional com relação a fins na qual a ação é estritamente racional. toma-se um fim e este é então, racionalmente buscando. Há a escolha dos melhores meios para se fazer um fim.
2) ação social racional com relação a valores na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estetico.
3) ação social afetiva, em que a condutora e movida por sentimentos, Taís como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja,medo etc é
4) ação social tradicional que tem como fonte motivadora os costumes ou habitos arraigados
( observe que as duas últimas são irracionais
Para Weber,a ação social e aquela que é orientada ao outro. No entanto há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais. No que se refere ao método sociológico, Weber difere de Durkheim ( que tem como método a observação é a experimentação, sendo que esta se da a partir da análise comparativa isto é faze-se a análise das diversas sociedades as quais devem ser comparadas entre si posteriormente).
Ao tratar dos fatos sociais como coisas, Durkheim queria mostrar que o cientista precisa romper com qualquer pré-noção, ou seja é necessário, desde o começo da pesquisa sobre a sociedade,o abandono dos juízes de valores que são próprios ao sociológos(neutralidade), uma total de separação entre o sujeito que estuda é o objeto estudado, que também pretende as ciências naturais. No entanto, para Weber, na medida em que a realidade é infinita, e quem a estuda faz nela apenas um recorte a fim de explica-la, o recorte é feito e prova de uma escolha de alguém por estudar isto ou aquilo neste ou aquele momento. Nesse sentido não há, como queria Durkheim, uma completa objetividade.
os juízes de valor aparecem no momento da definição do tema de estudo.
Assim foi o seu conviver com a doutrina protestante que enfluenciou Weber na escrita de A" ética protestante é o espírito do capitalismo". Para esse teórico, é apenas após a difinição do tema, quando se vai partir rumo a pesquisa em si, que se fez possível ser objeto e imparcial.
compara-se Durkheim e Weber, agora do ponto de vista do objeto de estudo sociológo. O primeiro dirá que a sociologia deve estudar os fatos sociais, que precisam ser: gerais, exteriores e coercetivos, além de objetivos, para esta ser chamada corretamente de "ciência". Enquanto o segundo optará pelo estudo da Ação social que, como descrita acima é dividida em tipologias. Ademais, diferente de Durkheim, Weber não se apoia nas ciências naturais a fim de construir seus métodos de análises e nem mesmo acredita ser possível encontrar leis gerais que explicam a totalidade do mundo social. O interesse não é, portanto, descobrir regras universais para fenômenos sociais. Mas quando rejeita as pesquisas que se resumem a uma mera descrição dos fatos,ele, por ser turno, caminha em busca de leis causais, as quais são suscetíveis de entendimento a partir da racionalidade científica.
por João Francisco P. Cabral
colaborador Brasil Escola
Graduado em filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU
Mestrado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas- Unicamp
ação social racional com relações a fim, ação social racional com relações a valores, ação social, ação social afetiva e ação social tradicional.
Na visão de Max Weber, a função do sociólogo e compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. Entende-se que ações imitivas, nas quais não se confere o sentido para o agir, não são ditas ações sociais ações sociais. Mas o objeto da sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la e preciso construir tipos ideais, que não existem de fato: mas que norteiam a referida análise.Os tipos ideais servem como modelo e a partir delas a citada infinitamente pode ser resumida em quatro ações fundamentais,a saber
1) ação social racional com relação a fins na qual a ação é estritamente racional. toma-se um fim e este é então, racionalmente buscando. Há a escolha dos melhores meios para se fazer um fim.
2) ação social racional com relação a valores na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estetico.
3) ação social afetiva, em que a condutora e movida por sentimentos, Taís como orgulho, vingança, loucura, paixão, inveja,medo etc é
4) ação social tradicional que tem como fonte motivadora os costumes ou habitos arraigados
( observe que as duas últimas são irracionais
Para Weber,a ação social e aquela que é orientada ao outro. No entanto há algumas atitudes coletivas que não podem ser consideradas sociais. No que se refere ao método sociológico, Weber difere de Durkheim ( que tem como método a observação é a experimentação, sendo que esta se da a partir da análise comparativa isto é faze-se a análise das diversas sociedades as quais devem ser comparadas entre si posteriormente).
Ao tratar dos fatos sociais como coisas, Durkheim queria mostrar que o cientista precisa romper com qualquer pré-noção, ou seja é necessário, desde o começo da pesquisa sobre a sociedade,o abandono dos juízes de valores que são próprios ao sociológos(neutralidade), uma total de separação entre o sujeito que estuda é o objeto estudado, que também pretende as ciências naturais. No entanto, para Weber, na medida em que a realidade é infinita, e quem a estuda faz nela apenas um recorte a fim de explica-la, o recorte é feito e prova de uma escolha de alguém por estudar isto ou aquilo neste ou aquele momento. Nesse sentido não há, como queria Durkheim, uma completa objetividade.
os juízes de valor aparecem no momento da definição do tema de estudo.
Assim foi o seu conviver com a doutrina protestante que enfluenciou Weber na escrita de A" ética protestante é o espírito do capitalismo". Para esse teórico, é apenas após a difinição do tema, quando se vai partir rumo a pesquisa em si, que se fez possível ser objeto e imparcial.
compara-se Durkheim e Weber, agora do ponto de vista do objeto de estudo sociológo. O primeiro dirá que a sociologia deve estudar os fatos sociais, que precisam ser: gerais, exteriores e coercetivos, além de objetivos, para esta ser chamada corretamente de "ciência". Enquanto o segundo optará pelo estudo da Ação social que, como descrita acima é dividida em tipologias. Ademais, diferente de Durkheim, Weber não se apoia nas ciências naturais a fim de construir seus métodos de análises e nem mesmo acredita ser possível encontrar leis gerais que explicam a totalidade do mundo social. O interesse não é, portanto, descobrir regras universais para fenômenos sociais. Mas quando rejeita as pesquisas que se resumem a uma mera descrição dos fatos,ele, por ser turno, caminha em busca de leis causais, as quais são suscetíveis de entendimento a partir da racionalidade científica.
por João Francisco P. Cabral
colaborador Brasil Escola
Graduado em filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU
Mestrado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas- Unicamp
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